Por: ti@urbansummer.com.br - 16/07/2019
Startups de logística otimizam custos e conectam profissionais a empresas
A última década da economia mundial colocou, de forma jamais vista, uma série de desafios e obstáculos para o desenvolvimento das companhias. Nesse contexto, as startups começaram a se fortalecer devido à sua natureza propositiva para a resolução de problemas cotidianos através de novas ferramentas e filosofias de trabalho. No segmento de logística, a realidade não foi diferente: várias iniciativas têm otimizado os processos, criando alternativas que reduzem custos e facilitam a vida de empresas, profissionais e clientes.
Um desses projetos é o TruckPad, que já possui 350 mil caminhoneiros cadastrados e 11 mil empresas contratantes de frete. A startup atua na área de gestão de transporte e contratação de motoristas autônomos, conectando os trabalhadores às companhias de acordo com a demanda. A contratante anuncia as condições do serviço, especificando valor de frete, distância, peso da carga, origem e destino.
Criado por brasileiros, o TruckPad ainda permite o acompanhamento em tempo real da carga e possui um chat para suporte aos motoristas. Um sistema de avaliação possibilita que a reputação de empresas e caminhoneiros seja verificada antes da contratação do serviço.
Outro modelo interessante é o da JettaCargo. A startup localizou uma oportunidade bastante específica: através de um algoritmo e de projeção 3D dos compartimentos dos caminhões, indica a melhor forma para distribuição da carga. Essa tarefa permite que as empresas aumentem a quantidade de material transportado sem necessitar de uma ampliação da frota de veículos.
A Send4, por sua vez, entendeu que as etapas do envio de produtos podem ser reduzidas através de uma personalização feita pelo cliente. Com a ferramenta, o usuário tem a possibilidade de pagar menos pelo frete, locomovendo-se até um armazém parceiro da vendedora para retirar seu item. Por exemplo: uma pessoa de São Paulo que compra algo pela internet oriundo do estado do Rio de Janeiro pode buscar sua encomenda numa central paulistana da companhia. Isso evita a necessidade de um segundo frete, reduzindo o custo para empresa e cliente.
Tais iniciativas são uma mostra de que existem oportunidades de negócio em todos os lugares. Aos empreendedores, fica a missão de estudarem os processos de logística com bastante cuidado e dedicação para que se possa encontrar seu espaço no universo do gerenciamento de cargas.